Gestão de gases de efeito estufa (GEE) no setor de aviação: o caso do Grupo Latam Airlines

Empresas de diversos segmentos vêm traçando estratégias ambientais para posicionar-se com relação ao quadro de incertezas oriundo das mudanças climáticas em curso. Algumas empresas estão buscando obter bons resultados no triple-bottom-line (econômico, social e ambiental) e vêm obtendo sucesso, mas os desafios ainda são grandes.

O setor de aviação civil tem ampla relevância econômica e climática, e vem crescendo aceleradamente, tanto no Brasil como no mundo. As emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor são consideráveis, e sua redução representa desafio para as empresas do segmento, incluindo as operadoras aéreas.

Este trabalho tem como objetivo principal avaliara estratégia ambiental do Grupo Latam Airlines, com foco em emissões de GEE, por meio de análise de informações públicas e oriundas de conversas informais, com aplicação de modelos da literatura especializada em estratégia de sustentabilidade.

Palavras-chave: Estratégia ambiental; aviação; operadora aérea; emissões de gases de efeito estufa (GEE);

Abstract

Companies in different industries have been developing environmental strategies to position themselves regarding the uncertainties brought by climate change. Some companies have been successfully working towards achieving triple-bottom-line (economic, social, and environmental) results, but the challenges are still abundant. The aviation industry is enormously important in economic and environmental terms, and it has been growing rapidly both in Brazil and the rest of the world. However, greenhouse gas (GHG) emissions from this industry are considerable, and pose great challenges to all players in the industry, including airline companies. This work aims to analyze the environmental strategy of Latam Airlines Group, focusing on its GHG emissions, by examining the publicly available information and data obtained with informal conversations, using frameworks present in the specialized literature of sustainability strategy.

Keywords: Environmental strategy; aviation; airline company; greenhouse gas emission (GHG).

Baixar texto do capítulo