Inovações tecnológicas brasileiras capazes de contribuir para a redução das emissões de CO2 dos veículos automotores

Introdução

Este estudo se propõe a pesquisar inovações tecnológicas brasileiras capazes de reduzir as emissões de gases poluentes provocadas por veículos automotores. A Ideia central surgiu do questionamento quanto a motivação e capacidade das indústrias no desenvolvimento de soluções capazes de melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases poluentes para o atendimento das metas previstas no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, especificamente no que se refere ao setor de transportes.

Partindo de um sentimento de inquietude quanto às inúmeras críticas que têm sido atribuídas ao uso dos veículos, busca-se conhecer a história recente das principais inovações da indústria automotiva brasileira, a frota nacional, a contribuição dos veículos automotores na poluição atmosférica e, principalmente, invenções brasileiras capazes de reduzir as emissões dos veículos automotores.

De acordo com dados do Climate Leadership Group (2011), as cidades consomem mais de dois terços da energia do mundo e respondem por mais de 70% das emissões globais de CO2. Embora o 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo tenha demonstrado que a cidade responde por 33% do PIB nacional e emite apenas 6,5% das emissões totais do país, é preocupante o fato de ter havido 63% de aumento nas emissões de 1990 a 2008, sendo 10% de aumento somente nos últimos três anos. No ano de 2008, dentre as emissões do setor energético, os combustíveis derivados de petróleo foram responsáveis por 78% das emissões de CO2.

Nesse contexto, amplia-se a importância das inovações incrementais capazes de baixar os índices de emissões de gases poluentes emitidos pelos veículos, justificando a relevância desse estudo pela forte influência dos transportes na discussão ambiental e por sua capacidade de alterar o conceito de mobilidade que, conforme Abramovay (2011), deve ser redesenhado para algo energeticamente mais eficiente do que duas toneladas de aço, vidro e borracha para transportar um ser humano por vias congestionadas. Para ilustrar, apresentamos duas inovações tecnológicas desenvolvidas por brasileiros em empresas transnacionais, cuja relevância dos benefícios sinaliza para a disseminação em outros países: a inovação estrutural no virabrequim da ThyssenKrupp e o sistema que elimina o reservatório de gasolina nos veículos flex-fuel, da Magneti Marelli.