Crise financeira e sustentabilidade ambiental: abordagem setorial e regional

Resumo

Futuros gestores de empresas e atuais estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo reúnem-se nas páginas seguintes para expor as conclusões a que chegaram em suas pesquisas inaugurais. A mitigação dos gases de efeito estufa na modelagem produtiva de quatro setores industriais e a Região Amazônica foi o complexo tema com que lidaram, buscando identificar os avanços obtidos e eventuais dificuldades vivenciadas pelos agentes econômicos.

Os resultados, expostos nos textos a seguir, foram construídos por meio de entrevistas com executivos empresariais, leituras críticas de informações no espaço digital e criteriosa pesquisa bibliográfica envolvendo livros, teses, dissertações, artigos e relatórios. Esta interação entre discurso e práxis é um exercício permanente no cotidiano dos administradores em sua fase final de formação acadêmica. Enquanto adquirem conhecimentos teóricos indispensáveis para a compreensão do universo dos negócios, os pós-graduandos percorrem, com a mesma curiosidade intelectual e o mesmo empenho, as trilhas não menos instigantes da economia real.

Relatório Completo de 2009 – A Experiênca Setorial no Brasil