Projetos Sustentáveis de Empresas no Brasil

Apresentação

Retomamos no espaço digital um survey publicado em livro (Para Mudar o Futuro – Edusp/Saraiva, 2006), que focaliza projetos de sustentabilidade mantidos por oito grandes empresas brasileiras. Para fazer esta avaliação encaminhamos novos questionários e colhemos informes que documentam a evolução dos projetos. Cabem aqui, antes dos comentários a respeito da pesquisa e sua versão atualizada, algumas considerações quanto ao papel das variáveis econômicas nesse tema decisivo do século XXI.

Tais fatores da questão ambiental permaneceram longamente em plano inferior ao que sempre foi ocupado por suas determinantes políticas e científicas. O Protocolo de Kyoto contribuiu para modificar o quadro, alinhando todos os aspectos em plano equivalente. Impondo limites às emissões de gases poluentes, o pacto multilateral fortaleceu compromissos éticos em relação ao bem-estar das gerações futuras e inspirou modelos para a medição da eficiência dos países ante o fenômeno do aquecimento.

Emergiram, nesse contexto, a urgência de inovações tecnológicas e a consolidação do comércio internacional de Certificados de Carbono previstos no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Este mercado totalizou US$ 30 bilhões em 2007 e já se espera o dobro da movimentação em 2008. Contabilizam-se, até agora, 840 projetos registrados em 49 países emergentes e mais 1.800 encontram-se na fila para registro. Projeções de longo prazo calculam mercados de 500 bilhões de dólares, no mínimo, em 2050, para produtos energéticos de baixo carbono.[…]

Relatório completo de 2008 – A Experiência Empresarial no Brasil