Nova Gerar Ecoenergia S/A

Introdução

Uma corporação mais do que cinqüentenária, a S.A. Paulista, fundada em 1951 e atuante em vários segmentos da construção pesada, criou e passou a gerir, desde 2001, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Nova Iguaçu (CTR), na qual foi desenvolvido o projeto Nova Gerar. Este foi o primeiro a obter registro no Comitê Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Organização das Nações Unidas. Trata-se de empreendimento voltado para uso energético do biogás gerado na decomposição de matéria orgânica em aterros sanitários.

A usina tem potencial de gerar eletricidade suficiente para abastecer um município de um milháo de habitantes. O seu faturamento, obtido com a venda de créditos de carbono, foi de R$ 27 milhões em 2006 e deverá chegar a R$ 35 milhões em 2008. Atividades semelhantes, em aterros de outras cidades, também são desenvolvidas pela Nova Gerar Ecoenergia S.A., o braço ambiental da S.A. Paulista, especializada em gestão no setor e gerenciamento de resíduos.

Destacadamente posicionada no tratamento e aproveitamento de lixões, bem como na comercialização de créditos de carbono, a Nova Gerar desenvolve projetos de revitalização e ações de monitoramento. É hoje uma referência internacional pela repercussão do seu pioneirismo. Possui um corpo técnico integrado por experientes profissionais em tecnologia ambiental, saneamento e energia.

Relatório completo de 2008 – A Experiência Empresarial no Brasil