Inovações tecnológicas brasileiras capazes de contribuir para a redução das emissões de CO2 dos veículos automotores

Introdução

Este estudo se propõe a pesquisar inovações tecnológicas brasileiras capazes de reduzir as emissões de gases poluentes provocadas por veículos automotores. A Ideia central surgiu do questionamento quanto a motivação e capacidade das indústrias no desenvolvimento de soluções capazes de melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases poluentes para o atendimento das metas previstas no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, especificamente no que se refere ao setor de transportes.

Partindo de um sentimento de inquietude quanto às inúmeras críticas que têm sido atribuídas ao uso dos veículos, busca-se conhecer a história recente das principais inovações da indústria automotiva brasileira, a frota nacional, a contribuição dos veículos automotores na poluição atmosférica e, principalmente, invenções brasileiras capazes de reduzir as emissões dos veículos automotores.

De acordo com dados do Climate Leadership Group (2011), as cidades consomem mais de dois terços da energia do mundo e respondem por mais de 70% das emissões globais de CO2. Embora o 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo tenha demonstrado que a cidade responde por 33% do PIB nacional e emite apenas 6,5% das emissões totais do país, é preocupante o fato de ter havido 63% de aumento nas emissões de 1990 a 2008, sendo 10% de aumento somente nos últimos três anos. No ano de 2008, dentre as emissões do setor energético, os combustíveis derivados de petróleo foram responsáveis por 78% das emissões de CO2.

Nesse contexto, amplia-se a importância das inovações incrementais capazes de baixar os índices de emissões de gases poluentes emitidos pelos veículos, justificando a relevância desse estudo pela forte influência dos transportes na discussão ambiental e por sua capacidade de alterar o conceito de mobilidade que, conforme Abramovay (2011), deve ser redesenhado para algo energeticamente mais eficiente do que duas toneladas de aço, vidro e borracha para transportar um ser humano por vias congestionadas. Para ilustrar, apresentamos duas inovações tecnológicas desenvolvidas por brasileiros em empresas transnacionais, cuja relevância dos benefícios sinaliza para a disseminação em outros países: a inovação estrutural no virabrequim da ThyssenKrupp e o sistema que elimina o reservatório de gasolina nos veículos flex-fuel, da Magneti Marelli.

Smart Grid e potencial de contribuição às mudanças climáticas no Brasil: um estudo da tecnologia plataforma hemera

Resumo

As mudanças climáticas são realidade atualmente, tendo causas e consequências diversas. Visando o combate das emissões do setor que é mais emite gases de efeito estufa (GEE), o energético, a eficiência energética vem surgindo como importante fator, apontando para a proeminência da inovação tecnológica como um dos mecanismos eficazes dentro dos diversos necessários. Este artigo tem o objetivo de explorar uma das tecnologias à serviço da eficiência energética, a Plataforma Hemera, tecnologia desenvolvida por uma empresa brasileira que se insere dentro do contexto da Smart Grid. Para descrever seus aspectos de inovação, seu processo de desenvolvimento e sua contribuição para evitar as mudanças climáticas, a seção de apresentação e descrição da tecnologia é antecedida pela uma contextualização do setor elétrico e sobre a Smart Grid, seu desenvolvimento no Brasil e seu potencial impacto à redução das emissões de GEE.

Abstract

Climate change is reality today, with various causes and consequences. In order to combat emissions of the sector that is the most responsible for the greenhouse gases (GHGs) emissions, the energy, energy efficiency has emerged as an important factor, pointing to the prominence of technological innovation as an effective mechanism, among the several that are necessary. This article aims to explore one of the technologies of energy efficiency, Hemera Plataform , technology developed by a brazilian company, which falls within the context of Smart Grid. To describe its innovation aspects, its development process and its contribution to avoid the climate change, the display section and description of the technology is preceded by a contextualization of the electricity sector and the Smart Grid, its development in Brazil and its potential on reducing GHG emissions.

Key words: climate change, energy efficiency, Hemera Plataforma, Smart Grid

A tecnologia flex na indústria como redutora da emissão de gases de efeito estufa

Resumo

Neste artigo é analisada uma tecnologia brasileira que promove o uso de combustíveis renováveis, por meio de uma adaptação de queimadores industriais que permite a utilização do etanol como combustível. Almeja-se expor os principais estímulos e entraves à utilização da tecnologia, bem como procura-se mensurar os impactos de sua utilização no contexto das mudanças climáticas. Dados primários foram obtidos por meio de entrevistas com o empreendedor responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e com uma empresa usuária, além de pesquisa documental. A tecnologia mostra-se detentora de características que permitem auferir boa perspectiva de utilização no setor industrial, sendo um exemplo de inovação incremental no contexto de tecnologias com menor emissão de GEE. Este artigo tem o propósito também de fomentar o diálogo sobre a necessidade ao estímulo de tecnologias como esta.

Abstract

This article analyzes a Brazilian technology which promotes the use of renewable fuels, through an adaptation of industrial burners that allows the use of ethanol as fuel. It aims to expose the main incentives and barriers to the use of this technology, and seeks to measure the impacts of its use in the context of climate change. Primary data was obtained through interviews with the entrepreneur responsible for the development of technology and a user company, documentary research was also adopted. The technology seems to hold features that allow a good use perspective in the industrial sector, being an example of incremental innovation in the context of technologies with lower GHG emissions. This article intends also to foster dialogue on the need for stimulating technologies such as this.

Palavras-chave/Keywords: Etanol; Redução de Gases de Efeito Estufa; Queimadores Industriais.