Acordo de Paris: Como implementar a CND/Brasil 2030?

Preparação para a COP26 em Glasgow

Disciplina EAD 5978 – Governança Ambiental – 2019
09 de março de 2020, segunda-feira, das 14:00 às 17h00

Em novembro de 2020 será realizada em Glasgow a COP 26. O Brasil ratificou, no âmbito do Acordo de Paris, a contribuição de restaurar e reflorestar doze milhões de hectares de florestas até 2030, para múltiplos usos. Em 2016, o país aderiu ao “Desafio de Bonn”, comprometendo-se a reflorestar, restaurar e promover a regeneração de doze milhões de hectares de áreas de florestas até 2030.

Na área de energia, além de reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa, assumiu-se o compromisso de elevar a participação de energias renováveis para 45%.

• Quais são as tendências internacionais 2020 relativas à implementação do Acordo de Paris? Como o Reino Unido (pós-Brexit) prepara a COP 26 em Glasgow?
  • Como o Brasil se prepara para a COP 26 para assegurar o cumprimento integral dos compromissos assumidos? Qual é a relevância do “Acordo de São Paulo” na implantação da CND/Brasil?
  • Como cumprir as metas relativas às florestas e ao uso do solo da CND/Brasil? Como cumprir as metas relativas à energia?  Quais são as metodologias e tecnologias que permitam ao país honrar os seus compromissos internacionais?
  • Quais são as políticas, metas e ações que contribuiriam para o cumprimento das metas da CND/Brasil? Qual é o modelo de governança indicado para implementar a CND/Brasil?
  • Como a academia e o setor produtivo podem contribuir para o Brasil cumprir as metas assumidas no Acordo de Paris?

Expositores

• Jean Ometto – Centro de Ciências do Sistema da Terra (CCST / INPE).
  • José Goldemberg– Instituto de Energia e Ambiente da USP.
  • Ludmila Pugliese – SOS Mata Atlântica.
  • Pedro Brancalion – Laboratório de Silvicultura Tropical (Esalq/USP).
  • Paulo Artaxo – Instituto de Física da USP.
  • Vera Lucia Imperatriz Fonseca – Instituto de Biociências da USP

Moderadores

Jacques Marcovitch e Cláudio Machado Filho – (FEA/USP)

Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Sala da Ruy Leme (Prédio da FEA-1)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – São Paulo – SP.

Confirmar a participação até o dia 05 de março pelo formulário: https://forms.gle/XQ71z4tDkYJPTduR8