Emissões de CO2: Um estudo na aviação civil brasileira

O artigo tem como objetivo entender a contribuição da indústria aérea brasileira, no escopo dos voos domésticos, na redução de emissões de GEE para o alcance da meta de redução de emissões do Brasil. Para isso, foi feito um estudo de natureza quantitativa e qualitativa, onde analisa-se os dados secundários de relatórios da ANAC (Associação Nacional da Aviação Civil) e a entrevista feita com o responsável pelo “corporate sustainability” da montadora EMBRAER para identificar quais ações estão em curso e quais ações se pretendem adotar futuramente para a melhoria da eficiência energética na indústria aérea brasileira. Os resultados sugerem que a aviação civil brasileira está evoluindo de maneira ambientalmente amigável e que o setor como um todo atingirá a meta desejável de 2% ao ano de eficiência no consumo de combustível, através de medidas de melhoria e eficiência operacional. No entanto, a projeção de aumento de consumo de combustível para o setor até o ano de 2050 continua sendo preocupante e os esforços deverão ser direcionados na viabilidade econômica do uso de biocombustíveis.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, transporte aéreo, aviação civil, eficiência energética, economia verde,

Abstract

The article highlights the contribution of the Brazilian air travel industry, specifically in domestic flights, for the reduction of GHG emissions to achieve the goal of reducing Brazil´s emissions. A quantitative analysis of secondary reports from ANAC (National Civil Aviation Association) was carried out, alongside a qualitative interview research with those responsible for corporate sustainability at EMBRAER. The aim of the interviews is to identify actions that are underway and planned for the future to improve energy efficiency in the Brazilian airline industry. Results suggest that Brazilian civil aviation is evolving in a way that is environmentally friendly and that the sector as a whole will reach the goal of 2% per year of fuel efficiency improvement measures and operational efficiency. However, the projected increase of fuel consumption for the sector up to the year 2050 is still troubling, and more effort is required to make biofuels more economically viable.

Keywords: sustainable development, air transportation, civil aviation, energy efficiency, green economy