O Primeiro Ano do Futuro

A Conferência de Paris, no final de 2015, formulou ambiciosa e ousada previsão sobre o destino ambiental do planeta. Em complemento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 firmados em setembro do mesmo ano, obteve-se, naquele evento histórico, um consenso jamais alcançado no debate mundial sobre Mudanças Climáticas. Deste marco na direção da Economia Verde, podemos ver mais nitidamente o cenário no qual as obrigações então assumidas terão agora de transpor grandes e talvez decisivos obstáculos. A estas condições propícias ao empreendedorismo inovador juntam-se experiências concretas e descritas pelos pós-graduandos da FEA/USP nesta obra. Foram estudos voltados para algumas empresas brasileiras que priorizaram a eficiência energética e outras práticas em linha com obrigações internacionais do Brasil. Estas páginas de crítica e esperança tentam incentivar uma sinergia mais ambiciosa, no plano ambiental. Criam-se assim as condições para que o Brasil entregue ao planeta o que foi prometido na COP 21.


Abstract:

The Paris Conference, at the end of 2015, formulated an ambitious and daring forecast about our planet’s environmental future. In addition to the Sustainable Development Goals 2030, endorsed in September of the same year, a consensus was reached in that historic event on Climate Change. From this milestone in the direction of a Green Economy, we can see more clearly the scenario in which National Determined Contributions NDC’s will now have to be reached, overcoming great and decisive obstacles. The need for an enabling environment to innovative entrepreneurship, combined with the analysis of concrete experiences, are described by FEA / USP graduate students in this publication. Those essays address the challenges and practices of Brazilian companies that prioritized energy efficiency and other practices in line with international obligations of Brazil. Criticism and hope, stated is those papers, try to encourage a more ambitious synergy in the environmental sphere, aiming at the conditions for Brazil to deliver to the planet what was promised at COP 21.

Contribuições da União Europeia para a Redução das Emissões Globais de GEE

Resumo

A UE se esforça para deixar o posto de terceiro maior emissor global de GEE. Forte orientação estratégia e financiamento são os viabilizadores da agenda de eficiência energética na UE, dadas suas críticas emissões, de 77%, oriundas da dependência da matriz energética fóssil e de setores correlatos, como os transportes. Por isso, a UE se esforça em convergir o interesse de 28 Estados Membros e tal capacidade lhe confere o status de liderança supranacional em intenções e ações ambientais. Tomando 1990 como ano base e observando o horizonte de intenções até 2020, a UE já reduziu em 19,2% as emissões de GEE, enquanto o PIB cresceu 44% no mesmo período, demonstrando que é possível crescer sem poluir. No horizonte 2020-2030 a UE apresentará na COP21 INDCs propondo redução em 40% sobre o ano-base de 1990. Migrar para uma economia “verde” e de serviços baseados em conhecimento foi a estratégia adotada pela UE para o enfrentamento das mudanças climáticas. As Smart Cities são o centro convergente dessa mudança de paradigma, e estão permitindo que adaptação e mitigação se tornem agendas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), e gerem oportunidades de negócios em todo o continente.

Abstract

The EU is attempting to leave the position of the third largest greenhouse gas emitter. Strong strategic orientation and financing are the facilitators of the energy efficiency agenda in the EU, given that its critical emissions, 77%, originate from dependency on the fossil fuel energy matrix and related sectors such as transport. Because of this, the EU aims to converge the interest of all 28 member states in its capacity as a supranational leader in intentions and environmental action. Taking 1990 as a baseline and observing the horizon intentions up to 2020, the EU has already reduced its greenhouse gas emissions by 19.2%, while its GDP grew by 44%, showing that it is possible to grow without polluting. On the horizon 2020-2030 the EU will present an INDC aiming to reduce emissions by 40% from 1990 at COP21. Movement to a green economy and knowledge-based industries are the major strategies to be adopted by the EU to confront climate change. The Smart Cities are the convergent point of this paradigm change, and are allowing adaptation and mitigation to become key themes in Science, Technology and Industry (ST&I), and create business opportunities for the whole continent.

 

Contribuições do Brasil para a Redução das Emissões Globais de Gases de Efeito Estufa

Baixar texto do capítulo (PDF)

Resumo

Estamos a poucos meses de um encontro que reunirá 195 países para discutir o futuro do planeta no que tange os níveis de emissão de gases do efeito estufa. Deste encontro que acontecerá em dezembro de 2015 em Paris espera-se um novo acordo climático que seja ambicioso e, ao mesmo tempo, que engaje os países com o objetivo de limitar o aquecimento global em, no máximo, 2°C acima dos níveis pré-industriais. No contexto global, em assuntos ligados ao meio ambiente o Brasil possui um papel de protagonista e excelente negociador, principalmente nos momentos de impasse. Prova disto foi a atuação do país no Acordo de Copenhague (COP15, 2009), quando o então presidente Lula, durante discurso, anunciou reduções nas emissões da ordem de cerca de 39% do cenário projetado até 2020, conclamando outros países a fazerem o mesmo. Para este novo acordo, o país ainda não apresentou sua INDC ao secretariado da UNFCCC. Apesar disto, o presente trabalho se presta a fazer uma síntese dos mais recentes anúncios oficiais do governo federal, bem como de alguns posicionamentos da sociedade civil a respeito deste tema. Com isto, pretende-se contribuir para a construção de conhecimentos a partir dos preparativos para esta reunião.

Palavras-chave: Brasil; Mudanças Climáticas; INDC; COP21.

Abstract

We are just a few months from a meeting that will unite 195 nations to discuss the future of the planet with regards to the levels of greenhouse gas emissions. This meeting, which happens in December 2015 in Paris, aims to reach a new deal on climate change that is ambitious, but at the same time, engages countries to reduce emissions to restrict climate change to an increase of, at most 2oC above pre-industrial levels. In a global context, on environmental issues, Brazil plays the role of protagonist and is an excellent negotiator, particularly in moments of impasse. Proof of this is in the Copenhagen Agreement, when then-president Lula, during a speech, announced reductions in emissions to the order of 39% by 2020, imploring other countries to do the same. For this new agreement, Brazil has still not presented an INDC to the UNFCCC secretariat. Despite this, this article aims to make a synthesis of recent official announcements from the federal government, and some positioning from civil society groups in relation to this theme. With this, it aims to contribute to the construction of knowledge about the preparations for this meeting.

Keywords: Brazil, Climate Change, INDC, COP21.

Baixar texto do capítulo (PDF)