Introdução
Em operação desde 1983, a ArcelorMittal Tubarão, anteriormente Companhia Siderúrgica Tubarão (CST), é uma siderúrgica integrada a coque e está localizada estrategicamente na região da Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo. Detêm posição de liderança no mercado internacional de placas e se apresenta como um fornecedor diferenciado no mercado interno de laminados a quente, no qual passou a competir no segundo semestre de 2002. Seu laminador utiliza a mais avançada tecnologia disponível, sendo a única siderúrgica do país a dispor de coilbox na linha de laminação, um equipamento que contribui decisivamente para a qualidade final do produto.
As placas de aço constituem matéria-prima para outras usinas siderúrgicas, além de ter aplicação direta na indústria naval e de construção civil. As bobinas a quente têm uso na fabricação dos mais variados produtos, destacando-se tubos, vasos de pressão, autopeças, implementos agrícolas, material ferroviário, material eletromecânico, construção civil e embalagens de grande porte. Mediante laminação a frio e/ou galvanização, são utilizadas também para a fabricação de automóveis (partes expostas), eletrodomésticos (linha branca) e eletroeletrônicos, entre outros.
A ArcelorMittal Tubarão produz bobinas a quente com espessuras entre 1,2 mm e 2 mm. Também pode produzir bobinas com espessuras grossas, entre 12,5 mm e 16 mm, que substituem chapas grossas convencionais a custo mais reduzido. É a única siderúrgica do país com capacidade para ofertar estes produtos, via laminação a quente, em tais dimensões.
Sua atual produção a insere como 3ª maior produtora de aço do Brasil, contribuindo com 15% da produção nacional. Finalizou em 2007 um processo de expansão que elevou de cinco para 7,5 milhões de toneladas/ano a sua capacidade de produção de aços.
Toda a sua fabricação baseia-se no carvão mineral como fonte energética e tem como principais processos: a Coqueria, a Sinterização, dois Altos fornos, Dessulfuração de Gusa, Calcinação, Aciaria, Refino do aço, Lingotamento Contínuos, e Laminação de Tiras à Quente. Ao seu processo de produção, a ArcelorMittal Tubarão busca agregar outros valores visando otimizar os custos e minimizar os impactos advindos de sua operação.
Relatório completo de 2008 – A Experiência Empresarial no Brasil