Votorantim Celulose e Papel

Introdução

Relatório completo de 2008 – A Experiência Empresarial no Brasil

A origem da VCP remonta ao início da década de 1950, quando o empresário José Ermírio de Moraes – fundador do Grupo Votorantim ao lado de Antônio Pereira Ignácio -, inicia uma plantação de 80 milhões de pés de eucalipto na região de Capão Bonito, interior de São Paulo, alimentando o desejo de atuar no setor de celulose e papel.
A partir de então, a Votorantim faz diversos investimentos no setor, mas apenas em 1988 o sonho de uma fábrica própria virou realidade: junto com o bndes, a Votorantim adquiriu o projeto Celpav (Celulose e Papel Votorantim), para implantação de uma fábrica integrada de papel e celulose em Luiz Antônio, cidade próxima a Ribeirão Preto (SP). Com sua capacidade crescente de produção, a Votorantim consolidou, em 1995, a Celpav e as fábricas adquiridas do Grupo Simão em uma única holding – a VCP (Votorantim Celulose e Papel).
Em 1º de fevereiro de 2007, a VCP realizou troca de ativos com a International Paper (IP), maior fabricante de papel dos Estados Unidos. Transferiu à companhia norte-americana o controle de uma unidade de celulose e papel e da correspondente base florestal na região de Luiz Antônio (SP). Em troca, recebeu uma fábrica de celulose em construção, com todos os direitos relacionados, além de terras e florestas plantadas localizadas no entorno de Três Lagoas (MS).
Após a troca de ativos com a International Paper, a VCP passou a atuar em 416 mil hectares (entre terras próprias e arrendadas), dos quais 241 mil são de áreas plantadas com eucaliptos, nos Estados de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. As regiões florestais de Capão Bonito e do Vale do Paraíba formam a unidade florestal de São Paulo, que é responsável pelo suprimento de madeira de eucalipto para fabricação de celulose e papel na Unidade Industrial de Jacareí.

Relatório completo de 2008 – A Experiência Empresarial no Brasil